Registro de Saneantes na Anvisa, como fazer?

Primeiramente, vamos entender o que são os saneantes.

O que são os saneantes?

Os saneantes são todos os produtos destinados a limpeza. Podem ser definidos como substâncias destinadas à aplicação em tecidos ou objetos, superfícies e ambientes, que tem finalidade de limpeza, assim como desinfecção, esterilização, sanitização, desinfestação, tratamento de água.  

Em vista disso, nenhum produto de interesse à saúde deve ser comercializado ou importado sem antes ter o registro na Anvisa.

Registro de Saneantes na Anvisa

registro de produto na Anvisa, além de obrigatório destinam ao fabricante e importadora a responsabilidade de garantir a manutenção da qualidade, segurança e eficácia do produto.

Desse modo, o registro de produtos de limpeza na Anvisa tem uma duração de cinco anos, podendo por vezes passar por reavaliações.

Classificações dos produtos saneantes

Assim como outros produtos regulados na Anvisa, os saneantes (produtos de limpeza) são divididos em categorias de acordo com o nível de risco, finalidade, venda e emprego. Dessa forma, os produtos de limpeza são classificados em dois grupos, os de Risco 1 e os de Risco 2.

Classificação de produtos de limpeza Grupo 1

Segundo a Anvisa e de acordo com a RDC nº 59/10, os produtos saneantes do grupo de risco 1 são considerados quando:

  • I .Apresentem DL 50 oral para ratos superior a 2.000 mg/kg de peso corpóreo para produtos líquidos e superior a 500 mg/kg de peso corpóreo para produtos sólidos, quando avaliados na forma pura;
  • II. O valor de pH na forma pura, à temperatura de 25º C, seja maior que 2 ou menor que 11,5, ou avaliados na diluição de 1%, quando o pH não possa ser medido na forma pura, como por exemplo: produto na forma física sólida;
  • III. Não apresentem características de corrosividade, atividade antimicrobiana, ação desinfetante, e não sejam à base de microrganismos viáveis;
  • IV. Não contenham em sua formulação um dos seguintes ácidos inorgânicos: Fluorídrico (HF), Nítrico (HNO3), Sulfúrico (H2SO4) ou seus sais que os liberem nas condições de uso do produto.

Em conformidade, nessa categoria, os produtos podem ser comercializados após notificação realizada por meio do peticionamento eletrônico da Anvisa.

Em conformidade podemos considerar exemplos de produtos de risco 1: detergentes, limpadores, cera para piso, sabão em pó, tira manchas, bem como outros produtos similares.

Classificação de produtos de limpeza Grupo 2

Os produtos saneantes do grupo de risco 2 são considerados quando:

  • I. Apresentem DL50 oral para ratos superior a 2.000 mg/kg de peso corpóreo para produtos líquidos e superior a 500 mg/kg de peso corpóreo para produtos sólidos, avaliados na diluição final de uso;
  • II. O valor de pH na forma pura, à temperatura de 25º C, seja igual ou menor que 2 ou igual ou maior que 11,5, ou avaliados na diluição de 1%, quando o pH não possa ser medido na forma pura, como por exemplo: produto na forma física sólida;
  •  III. Apresentem características de corrosividade, atividade antimicrobiana, ação desinfetante ou à base de microrganismos viáveis;
  • IV. Contenham em sua formulação um dos seguintes ácidos inorgânicos: Fluorídrico, Nítrico, Sulfúrico ou seus sais que os liberem nas condições de uso do produto.

Portando, os produtos de risco 2 somente podem ser comercializados após o registro ser publicado no Diário Oficial da União.

Em conformidade podemos considerar exemplos de produtos de risco 2: produtos que possuem em sua composição corrosivos, desodorizantes, fungicidas, água sanitária, inseticidas, raticidas e repelentes, bem como entre outros.

Classificação de produtos saneantes por finalidade e emprego

Finalidade:

  • I. Limpeza em geral e afins;
  • II. Desinfecção, esterilização, sanitização, desodorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, hortifrutícolas e piscinas;
  • III. Desinfestação. Os produtos saneantes são classificados quanto à venda e emprego em:

Emprego:

  • I. Produtos de venda livre: produto que pode ser comercializado diretamente ao público, ou seja, são encontrados em prateleiras de supermercado;
  • II. Produtos de uso profissional ou de venda restrita a empresa especializada: produto que não pode ser vendido diretamente ao público e deve ser aplicado ou manipulado exclusivamente por profissional devidamente treinado ou por empresa especializada.

Como é feito o registro de produto saneante na Anvisa?

O registro de um saneante na Anvisa consiste em um processo de peticionamento eletrônico.

Por fim, antes de pedir um registro de produto saneante na Anvisa é necessário checar todas as etapas antecessoras do protocolo de petição de forma a ser criteriosamente avaliada para cumprir tudo o que é preciso. Da mesma forma, deve-se atentar a todas as informações que constituem o dossiê apresentado.

Abaixo compartilhamos os dois links para iniciar o processo:

– Quer registrar seu produto na Anvisa: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-autorizacao-de-funcionamento-2013-saneantes

– Quer renovar a licença de registro de algum produto: https://www.gov.br/pt-br/servicos/renovar-registro-de-saneantes      

E para garantir a eficiência produtiva do seu negócio, conte com a Uniti.

Contamos com diversos equipamentos para envase de saneantes, de líquidos a viscosos, com toda variação de frascos necessária. Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *